João Marcelo Brito da Silva
O filósofo pode não ter tudo, mas uma coisa precisa ter: o compromisso com a verdade. O compromisso com a verdade há de ser o maior compromisso, o maior juramento que qualquer amante e aspirante a filósofo deve ter, seu verdadeiro juramento de Hipócrates, à alusão do juramento feito pelos médicos por ocasião do exercício de sua nobre arte para com os demais em guardar-lhes a saúde, eis que o filósofo se dedica à nobre tarefa de trazer à luz pensamentos, ideias, e para com elas precisa guardar relação de pelo menos crer naquilo que pronuncia sua boca.
Os sofistas em sua grande eloquência e falsa sapiência criam que a verdade não possuía valor objetivo. Ora, como não crer que a verdade possui valor objetivo se a própria proposição de lhe negar objetividade de valor, por sua vez, já se constitui em prova de que a verdade não pode ser negada a não ser que se pretenda que esta mesma negação contenha valor objetivo? A resposta é que não há. A verdade existe objetivamente falando e ao filósofo, ainda que não seja tudo, ainda que não tenha tudo, ao menos uma coisa há de ter para si que é a consciência livre e desimpedida para com a verdade. Esta, sim, vale a pena crer e viver, pois mais vale o amor à verdade do que a crença obstinada na mentira.
Reconhecer o erro na filosofia há de ser também considerado nobre atitude para com aqueles que com a verdade guardam seu maior compromisso. Atitude esta que implica revisar todas as suas teorias e formulações quantas forem necessárias para sanar o erro, o vício de argumentação, a ignorância que se passa a conhecer e que agora se conhece para que se preserve a verdade.
A nobreza na atitude e a humildade no pensar hão de guiar o amante da sabedoria em seu caminho pelo conhecimento humano e protege-lo da falsa sabedoria dos sofistas que não esclarece, não emancipa e não constitui o homem em ser emancipado apto a questionar e indagar tudo o quanto se ponha diante de si para que da verdade tome parte e do seu conhecimento partilhe para com outros e contribua com os demais no perfilhar de sua trajetória emancipatória.
Comments